O Coletivo Camaradas receberá, nesta sexta-feira, 06, às 18h, na sua sede, na comunidade do Gesso, a escritora Zulmira Alves Correia, que fará a leitura do seu livro de poesia As cartas de Maria.
Em As cartas de Maria, a poeta e artista Zulmira Alves Correia apresenta, em versos, os capítulos de uma partida. Inspirada em um compilado de histórias que ouviu quando era criança, a autora adentra a geografia sentimental da ausência, trazendo as correspondências poéticas de uma mulher, no Sertão do Nordeste, que precisou partir de sua casa para seguir os caminhos da própria vida e o amor por um andarilho. São confidências de uma filha dirigidas à mãe, que ficou na antiga morada; relatos de uma mulher calejada pela morte dos filhos que mal chegavam a nascer, pela solidão, pelo véu sombrio da cegueira, e, muito cedo, pela morte. Nesta obra, Zulmira revela, com pungência, a vinculação persistente das pessoas, através de dores e afetos, a suas origens.
O livro As cartas de Maria é vencedor do V Prêmio Cepe Nacional de Literatura, na categoria Poesia. A autora homenageia suas antepassadas, mulheres como sua avó e bisavó que a inspiram através do exemplo de coragem e resistência. A saga dessas mulheres envolve a dura vida no sertão do Cariri, infortúnios, paixão e morte.
Zulmira Alves Correia é artista interdisciplinar, escritora, designer, produtora cultural e pesquisadora. Foi premiada com o V Prêmio Cepe Nacional de Literatura, da Companhia Editora de Pernambuco, na categoria poesia, com o livro de estreia As cartas de Maria, sendo a autora mais jovem e única nordestina a levar o prêmio na edição, em 2020. Também irá publicar seu segundo livro, Abissal, pela Editora Patuá, na Flip 2023.
Além da escrita, Zulmira investiga o objeto livro em outros desdobramentos, discutindo as contribuições teóricas sobre as “formas” do livro e a estética do livro de artista, sob o ponto de vista da produção editorial independente do Nordeste. Assim, como fruto da sua experiência prática-autoral, criou em 2019, o projeto “Respiros Poéticos”, que expande os campos da arte visual para a literatura, design, áudio e fotoperformance. O projeto é hoje uma plataforma livre de criação multidisciplinar, editora independente e podcast.
Dessa maneira, Zulmira manifesta sua escrita além da página, criando estratégias de locução multimídia, entre poética, escrita e imagem. Em paralelo à sua produção artística, trabalha na edição, curadoria e publicação de escritores brasileiros, bem como em seus livros autorais.
Sobre o autor:
Alexandre Lucas
Alexandre Lucas é escrevedor, articulista e editor do Portal Vermelho no Ceará, pedagogo, artista/educador, militante do Coletivo Camaradas e a integrante da Comissão Cearense do Cultura Viva.