Zélia Gattai: Escrita com liberdade e com o coração

Mayara Lima

     Em 02 de julho de 1916, nascia na cidade de São Paulo, Zélia Gattai Amado de Faria, escritora, memorialística e militante política. O segundo sobrenome vem do marido, o escritor baiano, Jorge Amado, com quem passou cinquenta e seis anos de sua vida.

Filha de imigrantes italianos (Angelina e Ernesto Gattai), Zélia participava com os pais do movimento político-operário anarquista que requeriam melhores condições de trabalho para os trabalhadores.

Desde pequena, Zélia gostava de ler. Na adolescência, conheceu os textos de Jorge Amado e ele se tornou um de seus escritores favoritos. Em 1945, conhece-o e, em pouco tempo, casam-se. Até a morte do escritor, Zélia esteve ao seu lado datilografando e revisando os textos dele.

No ano de 1963, o casal muda-se para a casa do Rio Vermelho, em Salvador, Bahia, e, desde então, a paulista torna-se também baiana. Uma de suas paixões era a fotografia chegando, inclusive, lançar a foto biografia de Jorge Amado intitulada Reportagem incompleta.

Aos sessenta e três anos de idade publicou sua primeira obra literária: “Anarquistas Graças a Deus” e com ela obteve o Prêmio Paulista de Revelação Literária, no ano de 1979. O livro foi traduzido para diversos países, sendo adaptado para o teatro e para uma minissérie de televisão. 

     A escritora lançou ainda “Um Chapéu para Viagem”, (1982); “Jardim de Inverno”, (1988); “Pipistrelo das Mil Cores”, (1989); “Crônica de uma Namorada”, (1995); “A Casa do Rio Vermelho”, (1999), entre outros. Em 2001, Zélia Gattai foi eleita para a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, anteriormente ocupada por Jorge Amado. Também foi integrante da   Academia de Letras da Bahia e da Academia de Letras de Ilhéus.

Para além de esposa de um dos maiores escritores do Brasil, Zélia Gattai precisa ser reconhecida como uma mulher-autora de quatorze livros de gêneros variados (romances políticos, autobiografias, contos, memórias, livros infantis) e muitos deles são testemunhos históricos de parte da História do Brasil.

Sobre a autora:

Mayara de Lima Silva

Bolsista no projeto Nordestinados a ler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *