Entrevista com Cícera Mamede, autora de “No luar do sertão”

Agradeço o contato e fico muito feliz pelo convite do NORDESTINADOS A LER! Desejo que nosso destino tenha a leitura enquanto caminhada prazerosa, companhia alegre e que nos faz nordestinar  nesta vida de leituras e releituras!

1 Quem é Cícera Mamede

Cícera: Esta resposta é difícil (risos). 

Sou uma mulher caririense, em busca constante por autoconhecimento,
vivências, encontros, reencontros e desencontros.
Pedagoga, estudante, observadora de si, da vida e da trajetória até aqui
percorrida.

2 Qual a sua relação com a leitura?

Cícera: Ler é se encantar com os prodígios da mente! 

Recordo que tenho uma relação afetuosa com a leitura desde a adolescência. Quando busco nas memórias, o primeiro livro que recordo o nome, autor e trechos do enredo foi Um Velho que Lia Romances de Amor (Luís Sepúlveda). Ano passado adquiri um exemplar e gostei muito de ter retornado a leitura que
fiz quando adolescente. 

A leitura desperta a depender das histórias contadas, do enredo, de como faço a leitura e do período em que me encontro: sensações de alegria, tristeza, ansiedade, leveza, calma, etc. Já tive a oportunidade de ler um livro a noite inteira, até ao amanhecer. Foi fantástico. Uma história fascinante e que eu não conseguia parar, com um desfecho muito inusitado, recomendo: Budapeste (Chico Buarque).

3 “No Luar do Sertão” é o seu primeiro livro. Conta pra gente a história dele (enredo, personagens, ilustração…)?

Cícera: Em conversa com os mais próximos eu brinco dizendo que tenho uma mente muito fértil (risos).

Este é o primeiro livro. Foi pensado para que estudantes do ensino fundamental I, pudessem realizar sua leitura, deixando sua imaginação fluir, criando imagens mentais, talvez de um mundo bem diferente, deste meio urbano em que estamos tão acostumados a viver. 

Uma história que resgata as andanças pelos campos, sítios, fazendas e lugares em que o contato com a natureza, as brincadeiras infantis e o universo permeado com seus cheiros, cores e sabores estão presentes. Quem sabe ao ler estas histórias, nossas crianças sejam instigadas a conhecer espaços em que o brincar livre, correr por entre as árvores, degustar frutas tirando-as do pé, seja possível?! Quem sabe?!

Com este trabalho, também tive a intenção de colaborar com o Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC – entidade filantrópica), instalada na cidade de Barbalha – CE. A maioria dos exemplares foram doados ao IACC, outra parte fiz doação a outras entidades filantrópicas aqui da região do Cariri.

A história perpassa nossa imaginação e nos conduz ao Luar do Sertão, lugar pitoresco, com rios, árvores, flores, frutos. O gosto por caminhar, por realizar a travessia até chegar à escola é realizado pelos personagens principais: Maria Flor e Benjamin (Bem). Retrata o quanto a natureza precisa ser respeitada, cuidada, apreciada e compreendida enquanto parte de cada um de nós. Maria Flor e Bem são crianças que gostam de estudar, que têm suas vidas na vivência com a natureza, com os pais, com suas raízes.

A história também homenageia as cantadoras, os cantadores do sertão. Retrata a Festa de São João e nos convida a vivenciar a alegria de se buscar a vida em harmonia com a natureza e com o belo que existe em cada um de nós.

A ilustração foi realizada por Miguel Silva (Fortaleza).
Impressão: Expressão Gráfica e Editora (Fortaleza).

4 O que o leitor pode esperar de ““No Luar do Sertão”?

Cícera: Uma homenagem aos pais, às suas trajetórias de vida! O respeito à natureza, aos que moram, labutam e lutam arduamente para se manterem no campo. É também um tributo às nossas tradições.

5 Você já tem ideia para seu segundo livro?

Cícera: Estou dialogando com uma amiga – Ana Moésia, da AMA Cariri, para lançarmos um livro com temática sobre o autismo. 

6 Deixa uma mensagem para as leitoras/ os leitores do Nordestinados a Ler.

Cícera: Deixe a leitura fazer parte de sua vida! Entregue sua mente para as grandes possibilidades de vivenciar mundos, histórias, situações, pessoas, tempos passados e projeções…

O livro é uma companhia que expande nossa consciência, nos oportuniza vivências e nos conduz a reflexões profundas.

Sobre a autora:

Cícera Mamede

Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Mestranda em Educação- URCA e Pedagoga na Pró- reitora de Graduação ( PROGRAD) , da Universidade Federal do Cariri

    One thought on “Entrevista com Cícera Mamede, autora de “No luar do sertão”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *