Henriqueta: uma Galeno em destaque

Quando pensamos nas letras cearenses, surge-nos nomes como: Artur Eduardo Benevides, Antônio Sales, Adolfo Caminha, José de Alencar, entre outros. A grande questão é: onde estão as mulheres neste processo? Durante o século XIX, poucas tinham acesso à educação e ao espaço público, pois sendo consideradas um ser subalterno estavam em casa servindo ao pai e, depois do casamento, ao marido. 

É bom saber que há exceções, porque tornam as narrativas mais instigantes. Filha do poeta cearense Juvenal Galeno – “Prelúdios Poéticos” (1856) – Henriqueta Galeno nasceu no dia 23 de fevereiro de 1887, em Fortaleza.

Ativista dos movimentos culturais e literários da capital, formou-se em 1918 em Direito, período em que pouquíssimas mulheres frequentavam a escola. Henriqueta defendia que elas deveriam, se assim quisesse, frequentar os diferentes espaços públicos e participar das atividades vigentes. 

Advogada, educadora e escritora (poetisa, ensaísta), Henriqueta fundou e dirigiu, em 27 de setembro de 1919, o “Salão Juvenal Galeno”, que em 1936, transformou-se na “Casa de Juvenal Galeno”, R. Gen. Sampaio, 1128 – Centro, Fortaleza, hoje, não mais residência dos Galenos – Instituição cultural mantida pela Secretária Cultural do Ceará, que congrega mais de vinte instituições literárias e mantém intercâmbio com outras agremiações com a missão de propagar a cultura cearense.

Membro da “Associação Cearense de Imprensa” e imortal da Academia Cearense de Letras (cadeira nº 23, cujo patrono era o pai). Publicou estudos sobre “Júlia Lopes de Almeida”, “Maria Quitéria – A Primeira Mulher-Soldado do Brasil” e “Mulheres Admiráveis”, obra póstuma.

Incomodada com o fato do   Juvenal Galeno ser dominado pelo sexo masculino, em 1936, Henriqueta funda a “Falange Feminina”, hoje Ala Feminina, com o propósito de “desafiar a oposição e a rudeza da época”. Somos gratas, Henriqueta, por criar uma narrativa nas letras cearenses, em que a mulher ganha voz e passa a ter papel de destaque.

Sobre a autora:

Luciana Bessa Silva

Idealizadora do Blog Literário Nordestinados a Ler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *