A excelência de Josenir Lacerda à poesia popular

Shirley Pinheiro

Josenir Alves de Lacerda é artesã, poeta e cordelista. É cearense, das terras do Cariri, daqui do Cratinho de Açúcar. Nas próprias palavras é “sonhadora poetisa, que aplica rimas na saia, põe babados no folheto, canta o sertão e a praia”. Difícil é conhecer um cratense, apaixonado pela sua cultura, que não conheça essa ilustre conterrânea.

Nascida em 16 de janeiro de 1953, Josenir Lacerda foi funcionária da empresa de comunicações Teleceará, por onde se aposentou. Além de ser cocriadora da Academia de Cordelistas do Crato, ela ocupa a cadeira de nº 3, do patrono Enéias Duarte.

Sua obra ultrapassa a marca de 70 trabalhos publicados, com as mais variadas temáticas. Dentre eles se destaca o “Linguajar Cearense“, no qual a poeta versa um “cordel dicionário”, traduzindo termos da vasta dialética do pessoal do Ceará. O poema figura ainda em vários livros didáticos e foi declamado no YouTube, pelo também poeta cearense, Bráulio Bessa:

Neste cordel-dicionário

Eu pretendo registrar

O rico vocabulário

Da criação popular

No Ceará garimpei

Juntei tudo, compilei

Ao leitor quero ofertar

Junto com o marido, seu Miguel, é colecionadora de relíquias e mora numa casa que poderia ser facilmente considerada um museu, onde podemos encontrar objetos que as novas gerações sequer ouviram falar, como uma lanterna a base de carboneto que o casal exibe com tanto orgulho. É lá também que ela comercializa seus folhetos.

Josenir Alves de Lacerda abriu caminho numa área polarizada por homens e conquistou seu espaço na Academia Brasileira de Cordel, tornando-se a primeira mulher caririense a integrar a entidade, e a segunda cearense. Um exemplo de poeta e uma inspiração de mulher.

Sobre a Autora:

Shirley Pinheiro
Shirley Pinheiro

Shirley Pinheiro

Graduanda em Letras pela Universidade Regional do Cariri.

2 thoughts on “A excelência de Josenir Lacerda à poesia popular

  1. Conheço muito a poetisa Josenir Lacerda e o seu esposo , meu amigo Miguel, lá do Brejinho, sítio localizado no Distrito de Santa Fé.
    Tem, os dois, muito talento.
    Até arranhar uma Pé de Bode, uma pequena sanfona, o Miguel faz.
    Josenir dispensa comentários na arte de verdejar.
    Quanto aa autora do comentário, sou suspeito para falar, pois é minha querida sobrinha, quase filha, Shirley, muito jovem mas um talento a aflorar sem fronteiras.
    Meu abraço.
    José Roberto Bentevi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *