OS RECADOS POÉTICOS DE FÁTIMA CORREIA

Ora como Fátima Correia, ora como Fátima de Dom Quintino, assim é conhecida Maria Correia de Almeida, professora aposentada que veio morar no Crato ainda pequena. Curiosamente, recebeu o “apelido” de Fátima a pedidos do avô, que queria que esse fosse o seu nome, mas o pedido veio tarde, posterior ao seu batismo, o que não impediu que se tornasse o seu nome social.

Nascida em 24 de novembro de 1953, na cidade de Caririaçu, Fátima Correia foi adotada aos três anos pelos avós, que a trouxeram para morar no Crato, onde ela concluiu a educação básica e, em 1978, começou a lecionar na escola 1º Rural de Dom Quintino, no distrito de Dom Quintino, que mais tarde tornou-se EEIEF Raimundo Nonato de Souza, onde ensinou por 31 anos, até se aposentar, em 2009.

Em 1998, ficou entre os classificáveis no vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA), mas o marido a impediu de seguir com seus estudos. Por ora, o sonho de se formar ficou guardado nos desejos. Mas, dois anos depois, enfrentou a insatisfação do marido, bem como dificuldades financeiras, e ingressou no curso de Licenciatura em Letras/Português na URCA.

Por muito tempo se inspirou nas leituras de Patativa do Assaré e do radialista Elói Teles. Como poetisa, Fátima Correia se tornou conhecida pelas participações no programa “Festa no Sertão”, do Seu Zezé, que vai ao ar na Rádio Educadora do Cariri FM, onde ela recita seus versos.

Em 2015 tornou-se integrante da Academia dos Cordelistas do Crato. Em 2017 recebeu o título de Cidadã Caririense. Atualmente, aposentada, dedica-se à poesia, tendo mais de vinte folhetos publicados. Sobre o espaço da mulher no cordel, diz: 

“Estou aqui empunhando a bandeira do cordel de saia, da literatura de cordel, da mulher, porque a mulher tem vez e voz, e ela é capaz de tudo. E nós vamos dominar o universo com nossos recados poéticos”. (FÁTIMA CORREIA, 2016)

Fátima Correia é uma mulher de conhecimento e sabedoria, consciente do papel social que exerce e da importância que a poesia tem para a juventude. É uma educadora cheia de recados poéticos e cabe a nós, com prazer, ouvir à sua voz.

Fontes:

Herdeiras de María. Herdeiras de Maria – Fátima Correia. YouTube, 17 Nov. 2016. Disponível em: <https://youtu.be/dVOtaqyBN0k>. Acesso em: 26 Ago. 2021

SOUSA, Celia Camelo de; CAVALCANTE, Deiziane Lima. Fátima Correia: educadora aposentada e cordelista. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 3, e233706, 2020. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3706>. Acesso em: 25 Ago. 2021

Sobre a autora:

Shirley Pinheiro
Shirley Pinheiro

Shirley Pinheiro

Graduanda em Letras pela Universidade Regional do Cariri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *