Olga Savary: O erotismo em questão

Muitas são os caminhos que uma mulher pode seguir. Olga Savary, nascida em 21 de maio de 1933, em Belém, no Pará, admiradora da escritora Hilda Hilst (1930-2004), por exemplo, destacou-se no universo das palavras. Além de jornalista e contista, foi poeta. Publicou quatorze livros de poemas, dentre eles: Berço Esplendido (1987), Retratos (1989), Éden Hades (1994). Ritmo e sonoridade caracterizam a poesia de Olga, motivo pelo qual levou o compositor Pedro Luiz das Neves, Madan, (1961-2014) a musicar alguns de seus textos, como:  “Çaiçuçáua”, “Pele” e “Geminiana”.

 Olga foi a primeira mulher a publicar um livro de poemas eróticos no Brasil –  Magma (1982). A poesia é subjetividade e resistência, é desejo, é prazer. O fazer poético pressupõe um envolvimento amoroso entre a língua e a linguagem. É preciso combinar e desnudar as palavras para a concepção poética. É difícil citar um poeta que não queira tocar, sentir, apalpar Eros, já que o erotismo faz parte da essência humana, pois, somos criaturas solitárias. 

Em Magma (1982), a mulher é colocada tanto como um sujeito ativo como passivo da relação amorosa. Além disso, o corpo é descrito como um templo do prazer. É importante salientar que a obra vem à tona em um cenário de lutas, repressão, censura (aqui no Brasil, Ditadura, de 1964-1985), mas também de afirmação do feminismo. Olga estreia ainda na década de 70 com a publicação de Espelho Provisório (1972), Prêmio Jabuti de “Autora Revelação”.

Olga, para quem o caminho da escrita seguia um fluxo “cabeça, braço, mão, caneta e papel” enveredou, ainda, pelo universo da tradução. Foram mais de quarenta obras traduzidas: de Borges, Neruda, Varga Llosa, Garcia Lorca aos mestres japoneses do haicai, como: Bashô, Buson e Issa.

Em suma, ao logo da história, a voz e o corpo da mulher foram silenciados e vilipendiados, sobretudo, no que tange à manifestação do desejo sexual. As obras atemporais de Olga Savary permitem-nos visualizar uma mulher forte, independente, defensora de sua liberdade pessoal e social, que fala abertamente de seus desejos. 

Sobre a Autora:

Luciana Bessa Silva

Idealizadora do Blog Literário Nordestinados a Ler

One thought on “Olga Savary: O erotismo em questão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *